quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SOBRE ÈSÚ 



                                                         ÒRISÁ ÈSÚ


                                                                   --------------------



Para a cultura Yorùbá, Èsù é o mensageiro, aquele que olha tudo, que leva a Òlódùnmarè os pedidos, as tristezas, as alegrias e qualquer problema do ser humano e traz de volta a resposta em forma de benefício, àsé ou não.

Èsù é aquele que nos dá a pista de qual o caminho tomar, ele traduz a linguagem densa de nossa crosta terrestre para chegar no divino, gerando caminhos (Odù), portanto ele é a primeira semente geradora.

Èsú é a força viva das energias  que não podem ficar paradas, é o próprio movimento em si.

Èsú tem suas qualidades além de seus defeitos, pois é dinâmico e jovial, constituindo-se, assim em òrisá protetor.

Na África existem pessoas que usam orgulhosamente nomes como: Èsútosin (Èsú merece ser adorado) e Èsúbiyi (concebido por Èsú).

Como personagem histórico, Èsú teria sido um dos companheiros de Òdùdùwá quando de sua chegada em Ìfé, seu nome era òbássin.

Mais adiante, Èsú tornou-se assistente de Òrúnmilá o ser que é o dono da advinhação pelo sistema de Ifá.

No Brasil, dentre as variadas denominações recebidas por Èsú, figuram Èsú ònòn (guardião dos templos, das casas e das cidades), e também Èsú Àláketú (Èsú que supervisiona as atividades dos mercados e das cidades para o rei).

Por este motivo nada pode ser feito sem ele, deve-se tratar de Èsú antes de qualquer outro Òrisá, para ele devem ser levadas as primeiras oferendas.



Postado por: Ìyá òmí N'Fá


Nenhum comentário:

Postar um comentário