segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SOBRE ÌYAMÍ

                                                            Ìyá mí Òsòrongá
                                     ---------------------


Origem e história

Iyá Mi Osorongá ( Ìyá Mi Osorongà ) é a síntese do poder feminino, claramente manifesto na possibilidade de gerar filhos e, numa noção mais ampla, de povoar o mundo. Quando os iorubás dizem "nossas mães queridas" para se referirem às Iyá Mi, tentam, na verdade, apaziguar os poderes terríveis dessa entidade.
Donas de um axé tão poderoso quanto o de qualquer orixá, as Iyá Mi tiveram seu culto difundido por sociedades secretas de mulheres e são as grandes homenageadas do famoso festival Gèlèdè, na Nigéria, realizado entre os meses de março e maio, que antecedem o início das chuvas do país, remetendo imediatamente para um culto relacionado à fertilidade.
Poder procriador, tornaram-se conhecidas como as senhoras dos pássaros e sua fama de grandes feiticeiras as associou à escuridão da noite; por isso também são chamadas de Eleyé  e as corujas são seus maiores símbolos.


A sua relação mais evidente é com o poder genital feminino, que é o aspecto que mais aproxima a mulher da natureza, ou seja, dos acontecimentos que fogem à explicação e ao controle humano. Toda mulher é poderosa porque guarda um pouco da essência das Iyá Mi; a capacidade de gerar filhos, expressa nos órgãos genitais femininos, sempre assustou os homens e as cantigas entoadas durante o festival Gèlèdè fazem alusão a esse terrível poder -- que não pertence apenas às Iyá Mi, mas a qualquer mulher,
   
Postado por.: Ìyá Òmí N'Fá


7 comentários:

  1. Maravilhosa divindade, entendi que é muito difícil acontecer no candomblé um homem ser feito de Iya MI, certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ìcaro, respondendo a sua pergunta, realmente é impossível que um homem seja feito de Ìyámí, pois uma de suas simbologias é o útero e os homens não possuem útero.

      Excluir
  2. Nossaaaa Ìyás... como é dificil encontrar blogs serios que falam das lendas de forma coerente e desmístificada.... adorei o post das Mães Feiticeiras.. Agora tenho uma duvida,, homens ou seja babalorixas podem conduzir ritos da Grande Mãe?? Motumbá....

    ResponderExcluir
  3. Motumbá Mauricio, bom venho aprendendo com meus mais velhos que homens não manipulam essa energia diretamente, e sim conduzindo suas filhas a esse ato.
    Desde de ja agradeço sua participação, Asé ò.
    Iyá Kèkèrè Oyássy.

    ResponderExcluir