O MITO E O TABÚ
As
mães são compreendidas como a origem da humanidade e seu grande poder
reside na decisão que toma sobre a vida de seus filhos. É a mãe que decide se
o filho deve ou não nascer e, quando ele nasce, ainda decide se ele deve
viver.
A mulher, especialmente nas sociedades antigas, tinha inúmeros recursos
para interromper uma gravidez. E, até os primeiros anos de vida, uma criança
depende totalmente de sua mãe; se faltarem seus cuidados a criança não vinga.
Em síntese, todo ser humano deve a vida a uma mulher. Se todas as
mulheres juntas decidissem não mais engravidar, a humanidade estaria fadada a
desaparecer. Esse é o poder de Iyá Mi: mostrar que todas as mulheres juntas
decidem sobre o destino dos homens.
Iyá
Mi é a sacralização da figura materna, por isso seu culto é envolvido por
tantos tabus. Seu grande poder se deve ao fato de guardar o segredo da criação.
Tudo que é redondo remete ao ventre, e, por conseqüência, as Iyá Mi. O poder das
grandes mães é expresso entre os orixás por Òsún, Iyámònjá, Nanà Buruyku e Ìyansàn, mas o
poder de Iyá Mi é manifesto em toda mulher, não por acaso.
Para referir-se à elas sem correr nenhum risco, diga apenas Eleyé, Dona do
Pássaro.
As
Yiá Mi são as senhoras da vida, mas o corolário fundamental da vida é a morte.
Quando devidamente cultuadas, manifestam-se apenas em seu aspecto benfazejo,
são o grande ventre que povoa o mundo. Não podem, porém, ser esquecidas; pois assim como o òrisá possuem o lado òsí e òtun.
O
lado bom de Iyá Mi é expresso em divindades de grande fundamento, como Apaoká,
a dona da jaqueira, a verdadeira mãe de Oxóssi Dizem que o deus caçador
encontrou mel aos pés da jaqueira e em torno dessa árvore formou-se a
cidade de Kêtu.
Elas são a nítida representação do ventre.
As Iyá Mi, juntamente com Exú e os ancestrais, são evocadas nos ritos de Ipadé, um complexo ritual que , entre outras coisas, ratifica a grande realidade do poder feminino na hierarquia do Candomblé, denotando que as grandes mães detém os segredos do culto, pois um dia, quando deixarem a vida, integrarão o corpo das Iyá Mi, que são, na verdade, as mulheres ancestrais.
As Iyá Mi, juntamente com Exú e os ancestrais, são evocadas nos ritos de Ipadé, um complexo ritual que , entre outras coisas, ratifica a grande realidade do poder feminino na hierarquia do Candomblé, denotando que as grandes mães detém os segredos do culto, pois um dia, quando deixarem a vida, integrarão o corpo das Iyá Mi, que são, na verdade, as mulheres ancestrais.
Postado por.: Ìyá Òmí N'fá
texto didático e espetacular parabéns.
ResponderExcluirBoa noite Ícaro, é sempre um grande prazer representar o òrisá, sou muito grata por seus comentários e peço que você continue nos acompanhando, pois estaremos sempre procurando colocar postagens para o interesse e esclarecimentos.
ExcluirGrata por sua participação.
Showwwww
ResponderExcluirBoa noite, agradeço imensamente por você ter nos visitado, peço que continue...
ExcluirMuito bom o texto,simples e dinamico.
ResponderExcluirGrata por sua colaboração, continue nos visitando e postando seus comentários.
ExcluirObrigado pela atenção.
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